Albert Valentin assiste aos jogos do Sul-Americano no Peru |
Albert Valentin não passa despercebido no Estádio Universidad Nacional San Agustín, em Arequipa, no Peru. Com um Ipad na bancada a sua frente, o secretário técnico de futebol do Barcelona coloca informações dos jogos que têm assistido no Sul-Americano sub-20. Tudo para encontrar um atleta que se enquadre no que ele chama de "perfil Barça". Em todos os jogos que acompanhou na competição continental, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia, um atleta tem as características preferidas do clube catalão. Trata-se do atacante Neymar.
- O Neymar se enquadra nesse "perfil Barça", mas não posso falar muita coisa. Você precisa entrar em contato com o clube para que eles liberem uma entrevista. E mesmo se eu estivesse vendo algum jogador aqui não poderia falar - comentou o simpático dirigente.
Mas o que siginifica o "perfil Barça"? Albert Valentin, que coordena uma rede de observadores do Barcelona espalhados pelo mundo, tenta não entrar em detalhes. Mas o programa se baseia em encontrar atletas que aliem qualidade técnica com força física. O jogador precisa ter os pré-requisitos de um atleta que tenha capacidade para jogar no clube.
- É mais talento do que porte físico. Se aliar os dois, ótimo - disse o observador, que só vai a campo após um filtro anterior de outros profissionais.
Em seu Ipad, no programa criado pelo próprio Barcelona, Valentin registra até movimentos dos jogadores. Tudo o que julga interessante para avaliar no momento de pensar em uma contratação. Neymar Silva, pai do craque da sub-20, ficou feliz com os elogios do dirigente do Barça.
- O Neymar não é diferente de ninguém. Mas ele procura ter sucesso em tudo o que ele faz. Acho bacana esse reconhecimento do trabalho dele por vários clubes da Europa. Significa que ele está no caminho certo - disse.
Há seis meses no Barcelona, Valentin admitiu que o perfil procurado não muda e citou outro jogador brasileiro de destaque no Sul-Americano.
- Além do Neymar, o Lucas também está bem - afirmou.
Além de observar a movimentação dos atletas em campo, o comportamento fora das quatro linhas também pesa para a diretoria do Barcelona. Ao analisar todos os parâmetros, a intenção é que o jogador não sinta o impacto de trocar o clube de origem pela equipe catalã.
Ipad do observador do Barcelona com programa criado pelo clube |
Nenhum comentário:
Postar um comentário